terça-feira, 5 de abril de 2016

Não deixe o Papai de Lado!! (Especial Papo Mãe com Daniela Zanatto)



Quando engravidamos, um turbilhão de hormônios mudam nosso corpo, nosso mundo passa a girar em torno daquele serzinho que está crescendo dentro de nós e um milhão de preocupações e sensações passa a fazer parte da nossa vida. 

É um momento mágico, lindo e cheio de mudanças, que na maior parte do tempo, são vividas somente por nós, mães... 



E por causa disso - somos nós que sentimos os enjoos, o sono, a fome ou a falta dela, o pezinho chutando, a barriga crescendo - muitos pais ficam "de fora" ou "de lado", e se sentem mesmo abandonados nesse momento. Junte-se isso com a falta de libido de algumas mulheres, principalmente no começo da gravidez, quando os enjoos estão mais acirrados, sendo que muitas delas até um mês atrás estavam em "lua de mel" na tentativa de engravidar, muitos maridos sentem-se mesmo deixados de lado quando o objetivo - a gravidez - é alcançado. 

Muitas vezes, eu via casos de separações durante a gravidez ou com bebês de poucos meses, e ficava culpando o marido (como ele foi deixar a mulher num momento desses?) É claro que tem casos e casos... mas muitas vezes, o problema é a quase "rejeição" que algumas mulheres sentem pelo companheiro tanto no tempo da gravidez quanto no nascimento. 

Sim, são tantas mudanças na vida da gente que as vezes esquecemos daquele que até então foi o amor das nossas vidas, o principal... e simplesmente o deixamos de lado. 

Como grávida é sua função colocar o pai "dentro" da situação. Fazê-lo sentir os chutes, contar os sintomas (não virar uma reclamona), levá-lo nas consultas e ultrassons, envolvê-lo em todos os preparativos. 

Como mãe de bebezinho, envolva-o nos cuidados, ensine-o a trocar fraldas, dar banho, trocar roupa, dar papinha... o bebê precisa dessa interação com o pai, e você precisa dessa ajuda. Não sinta-se a "dona" ou a "única que sabe", mas divida com o pai as alegrias e cuidados do seu bebê. 

Diferentemente de nós, que temos o instinto materno aguçado e que brincamos de boneca durante toda a nossa infância, eles tem mesmo menos facilidade no início. Mas se o deixar desenvolver essa habilidade, ele vai se tornar um pai presente, o que é ótimo para ele, para as crianças e pra você que terá a tranquilidade de poder dividir com ele essa linda e difícil missão de cuidar, criar e educar. 

Mesmo depois dos primeiros meses, a demanda das crianças é alta, eles exigem nosso tempo e nossa atenção. Aí nosso cuidado deve manter-se, para que não deixemos o amor e o romantismo de lado. Nossos filhos são frutos de nosso amor. E esse amor precisa continuar - para o nosso bem e para o bem dos filhos. 

Cuide do seu amor. Cuide do seu casamento! Não deixe o papai de lado!

Por: Daniela Zanatto do blog Mamãe Aprendiz

Nenhum comentário:

Postar um comentário