quinta-feira, 25 de julho de 2013

ESPECIAL PELE!!!

10 MAUS HÁBITOS


Ter disciplina com os cuidados da pele pode não ser uma tarefa fácil, especialmente quando somada às outras inúmeras responsabilidades da mulher no dia a dia. A verdade, porém, é que a falta de tempo – muitas vezes associada aos maus hábitos – é um comportamento prejudicial que, quanto antes abandonado, melhor será para sua pele, já que a contínua falta de cuidados pode acelerar o envelhecimento e trazer problemas muito mais difíceis de serem contornados no futuro.

Para ajudá-la a incorporar hábitos saudáveis ao seu dia a dia, separamos dez dicas de especialistas sobre o que deixar de lado e o que fazer para melhorar o viço e a beleza da pele. Para cada mau comportamento, há uma solução. Confira.



Dormir de maquiagem



Toda mulher que se preze recorre a make diariamente ou periodicamente para finalizar a produção e ficar mais bela. O problema é que muitas ignoram os riscos e, por pura preguiça, ainda dormem de maquiagem, especialmente após a balada. “Se não for retirada corretamente, a maquiagem obstrui os poros, impedindo a pele de respirar, o que provoca lesões”. Além disso, o uso abusivo do produto pode resultar em alergias, inflamações e contaminação da conjuntiva ou córnea. Que o diga quem já arriscou dormir de rímel e acordou com conjuntivite.

Para driblar a preguiça após a balada e não deixar a pele opaca por causa dos resíduos de maquiagem, opte por lencinhos demaquilantes ou pelo uso de produtos três em um – que limpam, tonificam e hidratam a pele. Eles são rápidos e fáceis de usar, ideais para quem chegou sem paciência de lavar o rosto.

Espremer espinhas



Em geral, as bactérias presentes no corpo, incluindo mãos e unhas, não provocam grandes incômodos para a saúde, mas em casos isolados, podem resultar numa grande dor de cabeça. É o que acontece quando teimamos em espremer um cravo ou espinha. “O cravo pode inflamar, se tornar um cisto e até cicatriz”. Para não agredir a pele, procure higienizar bem a região e usar produtos secativos adequados que irão acabar com as espinhas sem deixar marcas.

Errar na alimentação



Vitaminas e sais mineiras ingeridos pelo organismo dão viço à pele. Portanto, não abra mão de uma dieta rica em fibras, vegetais, frutas, legumes, leite e derivados magros, como o ovo. “É preciso entender que a somatória do que você ingere em apenas um dia tem reflexo sobre todo o organismo”, afirma Isabel. Por isso, evite substâncias gordurosas e incorpore alimentos saudáveis ao cardápio, sua pele merece e agradece.

Esquecer do protetor solar



Diariamente, o sol irradia, além do raio ultra-violeta B – responsável por estimular o corpo a produzir Vitamina D – o raio A, que penetra mais profundamente na pele e provoca danos celulares. A prevenção deste problema é simples: uso contínuo do protetor solar. Mas, dificilmente, longe da praia, este hábito é colocado em prática. “O problema é que as pessoas não vêem a radiação solar e por isso acham que estão protegidas de problemas como o câncer de pele”. Então, já sabe: o filtro solar deve ser de uso diário e aplicado no mínimo 30 minutos antes da exposição. Sua reaplicação deve ser feita a cada duas horas (no verão), após transpiração intensa e exercícios físicos.

Dormir mal



O tempo necessário para o descanso varia de acordo com cada organismo, mas a Organização Mundial de Saúde (OMS) alerta: oito horas de sono é essencial para regular o estresse da rotina diária e prevenir doenças crônicas. Além disso, é durante o sono que se restabelece o pH e a hidratação. Trata-se do já conhecido e – cientificamente comprovado – sono da beleza. Noites mal dormidas, porém, deixam a pele seca e sem brilho natural, além de favorecer o aparecimento das olheiras. Para amenizar o problema, vale mudar de hábito. Dormir mais cedo e, ao acordar com os olhos inchados, fazer compressas na região com água gelada ou chá de camomila, também frio.

Fumar



O cigarro provoca uma queda de até 40% da produção de colágeno no rosto. O processo é o seguinte: a nicotina entra na pele por meio da corrente sanguínea. Logo, os tóxicos quebram as fibras de sustentação, como o colágeno, formando vincos profundos. “Sem o colágeno, a pele passa por um processo de envelhecimento precoce”.

Esfoliar a pele em excesso



Eficaz contra a celulite, para a melhora da circulação e uniformidade de cor na pele, a esfoliação ajuda a renovar a cútis. Em excesso, porém, retira a camada protetora da pele, que funciona como uma barreira física, deixando-a mais seca e propensa ao envelhecimento precoce. Para se precaver, as sessões com o produto devem ser realizadas com intervalo de no mínimo sete dias. No rosto, a esfoliação deve ser mais suave. Na hora de aplicar o produto, certifique-se que a pele está limpa e úmida. Pelo corpo, o produto deve ter efeito mais forte, já que mãos, cotovelos, joelhos e calcanhares necessitam de esfoliação profunda.

Tomar banhos muito quentes


Mudanças de temperatura, vento frio e baixa umidade do ar, principalmente no inverno, comprometem a hidratação natural do corpo. Para piorar, as células que produzem a gordura da pele diminuem sua atividade. Soma-se às complicações naturais o banho prolongado e quente, e o resultado é pele seca, na certa. Por isso, a recomendação é intensificar a hidratação nesse período e tomar banhos mornos e mais rápidos. No verão, o banho pode ser de água fria mesmo.

Não hidratar a pele



A água é o melhor hidratante natural que existe. Beber ao menos dois litros de água por dia já garante o bom funcionamento do organismo. Quando falamos de pele, no entanto, este cuidado é fundamental, mas não o único. O uso de cremes hidratantes também é indispensável para manter a pele saudável e hidratada. Aposte no uso após o banho e, principalmente, antes de dormir. Assim, você repõe a hidratação natural perdida com o sabonete e, de quebra, permite que durante o sono, os cremes atuem por mais tempo na pele.

Usar cosméticos sem recomendação



Tem gente que adora testar uma novidade. Basta chegar um novo creminho ao mercado e lá está ela, se rendendo ao produto sem nem mesmo procurar orientação de seu dermatologista. Este é um hábito que você deve eliminar de vez de sua rotina. Além de identificar melhor o seu tipo de pele, é o dermatologista que irá recomendar as formulações indicadas para sua necessidade, sem ser influenciado pelas marcas ou pelas novidades do momento.

Tem duvida? deixe nos comentários e logo iremos responde-la...

bjs Cheyenne D' Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário